PROJETO: CONHECENDO AS PLANTAS DA ESCOLA
OBJETIVO GERAL:
Despertar no aluno o desejo de conhecer e conservar
as plantas da escola, através de coletas e pesquisas das plantas, no entorno da
escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Apreciar
a natureza que nos rodeia;
·
Cuidar
das plantas;
·
Pesquisar
e catalogar algumas plantas da escola;
·
Colaborar
na proteção às plantas;
·
Plantar
sementes e mudas;
·
Utilizar
as tecnologias, celular, tabletes, câmera digital para registrar as plantas, as
árvores e as flores;
·
Identificar alguns tipos de plantas,
medicinais, jardim, horta, grandes e pequenas;
·
Pesquisar diferentes tipos de plantas;
·
Classificar
as plantas;
·
Identificar
as plantas de cada região;
JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa promover os estudos das plantas,
no entorno da escola. Despertando em nossos alunos, o amor à natureza e o
desejo de conservá-la, conhecendo, suas características e especificidades.
METODOLOGIA:
ETAPA 1 Pesquisa e discussão do tema:
Os alunos deverão conhecer os tipos plantas, de
jardim, horta e medicinais, mostrando sua utilidade para os seres humanos.
Fazer um pequeno texto e atividades sobre a
conservação das plantas.
ETAPA 2:
Mãos a Obra:
Os alunos deverão fazer um passeio pela escola para
pesquisar os diversos tipos plantas ali existente, e iniciar o trabalho de
coleta e pesquisa. Deverão registrar, através de fotos e vídeos.
Fazer uma
pesquisa das plantas coletadas, e depois catalogar as plantas.
ETAPA 3: Aprofundando os conhecimentos:
Nomear as plantas, nessa
etapa os alunos poderão trabalhar em grupos a fim de montar um livro catalogo
para cada espécie de plantas.
Ao final fazer uma exposição dos catálogos das
plantas coletadas, dos textos escritos pelos alunos, e cartaz confeccionado em
sala.
ETAPA 4: plantio:Plantar sementes na horta ou
canteiros da escola; ETAPA 5: Feira de ciências:
Exposição dos trabalhos desenvolvidos e das
aprendizagens feitas durante a execução do projeto
RECURSOS:
Caderno,
Lápis, Pasta catálogo, Kraft, canetinhas, lápis de cor, tintas, cola, tesouras,
barbantes, papel A4.
CONTEÚDOS:
·
Importância das plantas;
·
Tipos
de plantas;
·
As
plantas de cada região;
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser contínua, observando a participação e o envolvimento de cada aluno, anotando as informações dessas participações: se fizeram as pesquisas, se foram responsáveis com as tarefas e trabalhos.
A avaliação deverá ser contínua, observando a participação e o envolvimento de cada aluno, anotando as informações dessas participações: se fizeram as pesquisas, se foram responsáveis com as tarefas e trabalhos.
AUTOAVALIAÇÃO:
Cada aluno irá avaliar o
seu envolvimento nos trabalhos, através de relatórios escritos ou descrevendo
oralmente. Deverá dar uma nota ou conceito, que será considerado pelo
professor;
AVALIAÇÃO EM GRUPO:
Fazer uma roda de
discussões, onde todos irão manifestar suas considerações sobre o
desenvolvimento dos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário