quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

PROJETO: CONHECENDO AS REGIÕES DO BRASIL

PROJETO: CONHECENDO AS REGIÕES DO BRASIL
INTRODUÇÃO
 Este Projeto aborda questões relativas às cinco regiões do território brasileiro (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).  Observando as características físicas ou naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, como também das atividades econômicas e culturais de cada uma.
Ao estudar as regiões brasileiras é possível, além do conhecimento sobre cada uma, também se familiarizar com diferentes culturas que o país possui, aprender mais sobre as regiões e estados brasileiros que as compõe, é muito significativo para a aprendizagem dos alunos.
  JUSTIFICATIVA
 O intuito deste projeto é fazer, com que os alunos reconheçam que o Brasil é um dos maiores países em extensão territorial. Os aluno deverão resgatar o estudo e o conhecimento sobre os aspectos naturais e culturais, estudando a fundo cada região com suas devidas características. O projeto será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo todas as áreas de conhecimento, proporcionando condições de conhecimento da cultura popular, podendo ser utilizados: textos informativos, jornalísticos, mapas, lendas, brincadeiras, trava-línguas, adivinhas, artesanato, personagens típicos, costumes, dança, cultura, crenças, comidas típicas, enfim o folclore em geral.
OBJETIVO GERAL: Conhecer as regiões do Brasil, compreendendo e conhecendo, a características marcantes de cada região, e as transformações ocorridas em cada uma.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 · Desenvolver as competências leitoras e de compreensão de textos informativos;
 · Respeitar às diferentes culturas regionais;
 · Conhecer as tradições de cada região;
 · Entender as divisões territoriais do país;
 · Aprender a analisar o mapa do Brasil;
 · Conhecer as cinco regiões brasileiras;
 · Incentivar a pesquisa;
· Trabalhar em grupos;
· Conhecer os estados brasileiros;
· Identificar características geográficas, econômicas, ambientais e históricas de cada região;
 · Conhecer as capitais dos estados brasileiros
 RECURSOS:
· Mapas;
· Vídeos sobre o tema;
· Receitas;
· Sites que possibilitam o aprimoramento da pesquisa;
  METODOLOGIA
· Convidar os alunos a participar do projeto;
· Levantar conhecimentos prévios sobre o tema do mesmo;
· Introduzir como e porque o país foi dividido;
 · Trabalhar especificamente cada região, bem como suas características;
 · Analisar o mapa do Brasil com suas regiões e estados que as compõe;
· Aprender sobre as capitais dos estados brasileiros;
· Trabalhar diferentes culturas, alimentos e geografia de cada região;
· Organizar uma feira expositiva sobre as regiões com apresentação de danças típicas.

Etapa 1: Apresentar o tema e levantar conhecimentos prévios
Etapa 2: Explicar o porquê o país foi dividido e os critérios que foram utilizados e quais são suas regiões
 Etapa 3: Identificar, colorir e confeccionar o quebra-cabeça do mapa das regiões do Brasil. Etapa 4: Estudar questões relativas à região Norte, bem como suas tradições, clima, geografia, hidrografia, economia, cultura, oralidade, estados e capitais, entre outros aspectos.
Etapa 5: Estudar questões relativas à região Nordeste, bem como suas tradições, clima, geografia, hidrografia, economia, cultura, oralidade, estados e capitais, entre outros aspectos.
Etapa 6: Estudar questões relativas à região Centro-Oeste, bem como suas tradições, clima, geografia, hidrografia, economia, cultura, oralidade, estados e capitais, entre outros aspectos
Etapa 7: Estudar questões relativas à região Sudeste, bem como suas tradições, clima, geografia, hidrografia, economia, cultura, oralidade, estados e capitais, entre outros aspectos Etapa 8: Estudar questões relativas à região Sul, bem como suas tradições, clima, geografia, hidrografia, economia, cultura, oralidade, estados e capitais, entre outros aspectos.
Etapa 9: Estabelecer relações entre as regiões estudadas.
Etapa 10: Dividir a sala em 5 grupos, em que cada um ficará responsável por uma região.
 Etapa 11: Pesquisar sobre as regiões, coletando informações para serem utilizadas no produto final (Feira das Regiões).
Etapa 12: Ensaios e planejamentos sobre como será o evento (Feira Regional).
 Etapa 13: Organizar uma feira expositiva na escola sobre as regiões brasileiras e suas tradições/culturas.
  CULMINÂNCIA: Feira expositiva com comidas típicas, danças, mapa das regiões, etc, na escola sobre as regiões brasileiras.

AVALIAÇÃO: Será contínua durante a realização de cada etapa, analisando a participação e desenvolvimento dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO: CONHECENDO AS REGIÕES DO BRASIL

PROJETO: CONHECENDO AS REGIÕES DO BRASIL INTRODUÇÃO  Este Projeto aborda questões relativas às cinco regiões do território brasileiro (...