quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Projeto: sistema monetário brasileiro


PROFESSORA: angélica dos Santos Proença
ALUNOS ATENDIDOS: EJA: vespertino

LOCAL: Sesc Ler Ariquemes

DATA/PERÍODO: 24/10 ao 27/10

PÚBLICO–ALVO: Alunos da EJA do Sesc – Ariquemes.


TEMA: Sistema Monetário Brasileiro

OBJETIVO GERAL:
·         Conhecer o sistema monetário brasileiro;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco.
·         Observar a forma de organização de um supermercado e dos produtos;
·         Observar quem são, e o que fazem as pessoas que trabalham no supermercado;
·         Diferenciar e comparar os produtos do supermercado;
·         Identificar cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro e resolver cálculos utilizando estratégias próprias.

JUSTIFICATIVA:
Este trabalho é importante, pois os alunos irão conhecer sobre o sistema monetário brasileiro, utilizando os produtos de supermercado para elaborar uma venda, onde os alunos deverão comprar, calcular, passar troco e conferir troco, ao se tratar de alunos da EJA, vemos uma dificuldade, em relação ao tema, pois alguns alunos, não vão ao supermercado ou a feira, pois não sabe fazer cálculo, que envolva dinheiro.

RECURSOS:
·         Cédulas e moedas de brincadeira;
·         Compras de supermercado;
·         Calculadora;
·         Mesas;
·         Panfletos;

CONTEÚDO:
·         Problemas envolvendo dinheiro;
·         Cálculo monetário;
·         Atividades impressas relacionada ao tema;

METODOLOGIA:
Conversar com os alunos sobre a história do dinheiro. Perguntar: O que os alunos sabem? E o que almejam aprender sobre dinheiro.
Elaboração de um mercado, com produtos de supermercado que tenham preços variados, mas, antes do mercado, mostrar aos alunos as moedas e cédulas.
Em seguida, entregar aos alunos o dinheiro de brincadeira, que representa o sistema monetário brasileiro para se familiarizarem, saberem utilizar o mesmo, depois, eles irão comprar, itens do supermercado, em alguns casos eles receberão o troco dependendo do valor do produto, sempre fazendo os cálculos nas compras.


AVALIAÇÃO:
Será contínua, individual e coletiva, observando o interesse e participação de todos nas atividades proposta, eles deverão efetivar a manipulação e o cálculo com dinheiro.

CULMINÂNCIA:
Mercado na sala de aula;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO: CONHECENDO AS REGIÕES DO BRASIL

PROJETO: CONHECENDO AS REGIÕES DO BRASIL INTRODUÇÃO  Este Projeto aborda questões relativas às cinco regiões do território brasileiro (...